Imagens

Espiritualidade e criação de realidade

A poesia nos rituais coletivos

INTRODUÇÃO ENTRAR
Fechar

Vincent Moon e Priscilla Telmon são uma dupla de artistas e pesquisadores franceses que trabalham, em suas próprias palavras, como cineastas independentes e exploradores de sonoridades. Juntos, eles produzem filmes experimentais etnográficos e gravações de música, direção criativa e curadoria, com base em material coletado em suas inúmeras viagens por todo o mundo.

Durante quatro anos (2014-2018), a dupla realizou o projeto multimídia “Híbridos”, nascido do desejo de se aprofundarem nas diversas formas ritualísticas do Brasil, sua musicalidade, seu movimento e de criar um ‘corpo digital’ que permitisse uma melhor compreensão dessas pessoas e de suas práticas.

O filme “Híbridos – Os espíritos do Brasil”, dirigido e produzido pelos dois artistas e coproduzido pela brasileira Fernanda Abreu, é uma jornada musical através de diversos rituais, enquanto tece, aos poucos, um novo ritual – desta vez, cinematográfico.

Foi criado de maneira totalmente independente, fora dos padrões do circuito tradicional. Metodologia que permitiu às pessoas que participaram das filmagens usar o material para celebrar suas próprias culturas.

“No Brasil, procuramos basicamente pesquisar essa extraordinária diversidade do ato transcendental e mostrar que uma quantidade incrível de abordagens diversas da realidade está acontecendo atualmente nessa terra. A diversidade na maneira como olhamos para a realidade, no modo como celebramos a realidade e a vida e, obviamente, a natureza no centro de tudo é muito necessária para as coisas que estão por vir”, afirma Moon.

Além do conteúdo disponibilizado aberta e gratuitamente on-line,11. “Híbridos – Os espíritos do Brasil,” 2019, acesso em 14 de agosto de 2019, https://hibridos.cc/po/. os produtores também promoveram outras formas de “cinema”, como um longa-metragem exibido em festivais e salas de projeção, experimentos de cinema ao vivo site specific em vários lugares do mundo, instalações multitelas imersivas e uma coleção completa de 75 álbuns digitais e curtas.

A obra integra uma coleção de mais de 100 filmes sobre rituais em países da América Latina e de outras partes do mundo realizados pela produtora Petites Planètes. Segundo Vincent Moon, o interesse está centrado no acontecimento coletivo da espiritualidade, o qual, com muita frequência ao longo da história, teria caído na armadilha limitante de certas ideias de religião.

Diante de contextos adversos em todo o mundo relacionados à intolerância a diferentes formas de expressão da espiritualidade, Moon busca combater a padronização de realidades. “Eu vejo que um dos maiores problemas que estamos enfrentando com a humanidade é a padronização do humano em relação à realidade, a padronização das visões humanas, e ao fazê-lo, todos acabam basicamente parecendo os mesmos. Todos nós nos encaixamos em uma visão politicamente correta do que é bom e do que é ruim, e obviamente essa visão da realidade vem profundamente de uma visão religiosa – não da espiritual.”

Assim, ele acredita que o ponto essencial da pesquisa é a compreensão de que a espiritualidade e a relação artística com o real são exatamente a mesma coisa. Por essa razão, é necessário engajar novamente artistas e poetas na própria criação da realidade.

HÍBRIDOS – Os espíritos do Brasil

Almas e Angola
Tenda Espírita Oxosse Caçador, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Ayahuasca
Município de Feijó, Acre, Brasil, terra do curandeiro Antonio Pedro.

Bom Jesus da Lapa
Romaria a Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil.

Congados
Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Padre Cicero
Romaria de Padre Cícero, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Umbanda do Vale do Sol e da Lua
Templo do Vale do Sol e da Lua, Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

Wai’á
Povo Xavante, Canarana, Mato Grosso, Brasil.

Yawanawa
Povo Yawanawa, Terra Indígena do Rio Gregório, Acre, Brasil.

Candomblé
Terreiro Xambá, Olinda, Pernambuco, Brasil.

Recortes da coleção Petites Planètes

Los diablitos de Tucume
Festa da Imaculada Conceição, Tucume, Peru.

Ajmer Sharif Dargah
Templo para rezas islâmicas, Rajasthan, India.

Candombe
La Facala Herederos de Nyanza, Montevideo, Uruguai.

Dédales
Sufismo e cinema experimental no Festival de Música Sacra de Fès, Marrocos.