Bolsas para autoras/es negras/os e indígenas – Sur 31

[ PRAZO DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS BOLSAS PARA PESSOAS NEGRAS E INDÍGENAS PRORROGADO PARA 27 DE SETEMBRO.

? ATENÇÃO: pedimos que fiquem atentos/as a seus e-mails entre 21 e 22 de setembro, pois as pessoas pré-selecionadas serão chamadas para uma entrevista.]

 

Conectas Direitos Humanos convida autoras/es negras/os e indígenas interessadas/os em enviar textos para a 31ª edição da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos a se candidatar a este edital por meio do qual serão disponibilizadas 4 (quatro) bolsas de escrita válidas entre setembro e novembro de 2021. Este edital é válido apenas para pessoas maiores de 18 anos e residentes no Brasil.

A 31ª edição da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos será publicada em novembro deste ano. Sob o tema principal Direitos humanos no contexto de pandemia, a edição propõe um debate englobando três temas relevantes para o atual momento, a saber, “A pandemia de Covid-19 e seus impactos sobre os direitos humanos”; “Povos originários, justiça climática e meio ambiente”; e “Vigilantismo e segurança”. Para participar deste edital, as propostas de texto deverão se enquadrar em um desses três eixos temáticos. Para informações sobre os formatos aceitos, consulte o item “3. FORMATOS”.

O objetivo da bolsa é incentivar e apoiar ativistas e/ou pesquisadoras/es negras/os e indígenas a escrever sobre sua atuação, pesquisa ou projeto de direitos humanos, envolvendo de modo especial respostas e estratégias de enfrentamento à pandemia e seus efeitos.

Cada bolsa terá um valor total bruto de R$ 5,000,00 (cinco mil reais) pago em três parcelas mensais, com duração de setembro a novembro de 2021. Além do valor em dinheiro, o apoio se dará também por meio de mentoria durante o processo de escrita, a qual estará a cargo da Profa. Dra. Vera Rodrigues (UNILAB/ ABPN).* O resultado final será a publicação das contribuições selecionadas na edição 31 da revista.

1. REQUISITOS

Os requisitos para se candidatar às bolsas são:

2. INSCRIÇÃO

Para se candidatar, as pessoas interessadas deverão preencher o formulário on-line até o dia 03 de setembro de 2021.
Clique aqui para acessar o formulário.

As informações solicitadas incluem:

3. FORMATOS

Os textos a serem produzidos durante o período da bolsa deverão atender a um dos seguintes formatos:

Ao final do período da bolsa, a expectativa é de que os textos finalizados tenham entre 7.000 – 20.000 caracteres (incluindo espaços).

4. SELEÇÃO

As(os) quatro autoras(es) serão selecionadas(os) por meio de uma comissão avaliadora composta pela Profa. Dra. Vera Rodrigues e integrantes da equipe editorial da Revista Sur.

5. CRONOGRAMA

6. DÚVIDAS E CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do e-mail: contato.sur@conectas.org.

Por gentileza, utilize como título do e-mail: “DÚVIDA – EDITAL BOLSAS DE ESCRITA”.

* MENTORA RESPONSÁVEL

Vera Rodrigues é professora no Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia UFC-Unilab. Professora no seminário especializado “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo” promovido Certificado em Estudios Afrolatinoamericanos/Universidade de Harvard. Coordenadora do projeto de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”. Membro do Comitê de antropólogos(as) negros(as) da ABA – Associação Brasileira de Antropologia. Diretora de Áreas Acadêmicas da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as).

 

[O texto deste edital foi atualizado no dia 23 de agosto de 2021 apenas para fins de esclarecimentos de dúvidas recebidas por e-mail. Não houve mudanças de conteúdo nem de critérios ou requisitos. Todas as inscrições realizadas (mesmo anteriores a este dia) foram recebidas e serão avaliadas normalmente.]

[ PRAZO DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS BOLSAS PARA PESSOAS NEGRAS E INDÍGENAS PRORROGADO PARA 27 DE SETEMBRO.

? ATENÇÃO: pedimos que fiquem atentos/as a seus e-mails entre 21 e 22 de setembro, pois as pessoas pré-selecionadas serão chamadas para uma entrevista. Esta mensagem foi atualizada no dia 17 de setembro de 2021]