Sobre

História

logo_sur_grande
A Revista Sur foi criada em 2004 como um veículo para aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos e ativistas do Sul Global dedicados aos direitos humanos. Em seu início, a Revista teve como objetivo ampliar as vozes e a participação desses atores nas organizações internacionais e universidades.

Desde então, foram publicados mais de 350 artigos de 50 países. 75% das autorias são do Sul Global. Os artigos têm discutido questões tão diversas quanto saúde e acesso a tratamento, justiça de transição, mecanismos regionais e o direito à informação, para citar apenas alguns.

Cada vez mais, a Revista Sur tornou-se uma ferramenta prática para o trabalho de seus leitores, oferecendo informações às pessoas e organizações que trabalham para defender os direitos humanos, disponibilizando valiosas pesquisas, reflexões significativas e estudos de caso relevantes que combinam rigor acadêmico e interesse prático.

Em 2014, celebrando seu 10º aniversário, a Revista publicou a 20ª edição comemorativa – que reúne mais de 50 dentre os principais estudiosos e ativistas de 18 países – para refletir sobre o novo rumo do movimento internacional de direitos humanos.
Para a Conectas, a 20ª edição da Revista Sur serviu não apenas como uma oportunidade para repensar os pilares do movimento do qual fazemos parte, mas também nos permitiu reconsiderar o papel da Revista Sur nos anos que virão.

A Revista Sur não teria sido possível sem o apoio inicial e as contribuições materiais da Fundação das Nações Unidas e da Fundação Ford. Gostaríamos também de agradecer a Fundação Carlos Chagas pelo generoso apoio prestado até a 19ª edição da Revista. Atualmente, a Revista Sur é generosamente apoiada pela Fundação Ford, pela Open Society Foundations, Fundação Oak, Sigrid Rausing Trust, International Development Research Centre (IDRC) e pela Agência Sueca para o Desenvolvimento de Cooperação Internacional (ASDI).

Objetivo

O objetivo da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, publicada por Conectas, é influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de defesa dos direitos humanos.

A Revista Sur é uma publicação de livre acesso para um público on-line e impresso de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países.

Publicada pela primeira vez em 2004 com o intuito de aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos e ativistas do Sul Global e aumentar a sua participação no debate global, a Revista Sur tem evoluído continuamente.

Política Editorial

A Revista Sur, em primeiro lugar, serve como um espaço para compartilhar perspectivas, principalmente do Sul Global, sobre a agenda de direitos humanos do mundo. A Revista oferece um espaço onde o papel do Sul Global na formação do discurso de direitos humanos – incluindo, as suas instituições, prioridades e impacto – será debatido. Será dada preferência às vozes locais ou àquelas de atores diretamente envolvidos com a questão. A Revista visa apresentar contribuições que discutam o que os países do Sul Global e aqueles envolvidos na defesa dos direitos humanos têm feito ou podem fazer para influenciar essa prática em todo o mundo.

Em segundo lugar, a Revista reconhece que seu público é híbrido – composto por ativistas, acadêmicos e formuladores de políticas e aqueles que transitam entre esses grupos – geralmente chamados de “defensores de direitos humanos”. O que une esses grupos é o seu desejo de encontrar soluções para os difíceis questionamentos existentes no campo de direitos humanos e assim fortalecer o movimento como um todo.

Em terceiro lugar, a Revista estabelece um equilíbrio tênue entre análises em profundidade e conteúdo apresentado de forma direta. Ciente das dificuldades que esta tarefa apresenta, a equipe da Revista Sur convida a apresentar textos que ofereçam uma visão crítica, preferencialmente com base em pesquisa empírica ou inédita, de forma clara e concisa. Tal abordagem decorre do público híbrido da Revista: seus leitores e autores atuam em círculos diferentes, ainda que coincidentes, e assim, se beneficiam de textos com foco na prática, que sejam críticos e teoricamente consistentes.

Em quarto lugar, a Revista Sur não é apenas uma publicação on-line e off-line, mas também um espaço – que inclui debates presenciais – para o compartilhamento de ideias inovadoras sobre a prática de direitos humanos com uma rede única de profissionais de direitos humanos. Criada como um coletivo de professores protagonistas da área de direitos humanos – muitos deles ativos e valiosos membros do nosso Conselho Editorial e Consultivo – a Revista combina estes contatos com a ampla rede de ativistas de direitos humanos disponibilizada pela instituição responsável por sua publicação, a Conectas Direitos Humanos. Em termos práticos, cada edição da Revista apresenta um editor convidado – um especialista em direitos humanos – o que permite que a equipe da Revista se aproxime das pessoas diretamente envolvidas com a prática de direitos humanos, as quais afinal compõem seu público alvo. Além disso, as publicações de cada revista são seguidas por uma série de debates presenciais, em diversas regiões do mundo, como forma de dar voz aos autores da Revista e àqueles que por ela são entrevistados.

Processo de seleção e direitos autorais e de publicação

Uma vez apresentadas, as contribuições estarão sujeitas a um processo seletivo. Cada contribuição será avaliada por um membro da equipe editorial e se atender aos padrões de qualidade da Revista, passará por um processo externo de avaliação anônima (blind review). Devido ao grande número de contribuições recebidas para cada edição, o Conselho Editorial se reserva o direito de não informar aos autores as razões pelas quais uma contribuição foi rejeitada.

Em relação aos direitos autorais e de publicação, a Revista Sur utiliza o Creative Commons-Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 para publicar seus textos. Isso preserva os direitos autorais ao mesmo tempo em que permite aos leitores compartilharem seu conteúdo. E, conforme mencionado, a Revista Sur é uma publicação de livre acesso.

Qualquer contribuição que contenha citações sem referências apropriadas (plágio) será desconsiderada imediatamente.

A Revista Sur não cobra dos autores taxas de submissão, processamento ou publicação de artigos.

Formato

As contribuições devem ser enviadas para artigo.sur@conectas.org em formato eletrônico (em arquivo do Microsoft Word) utilizando as seguintes normas:

• Extensão: Cada texto deve ter entre 7.000 – 20.000 caracteres (incluindo espaços).

• Idioma: As contribuições podem ser apresentados em qualquer idioma de trabalho da Revista (português, espanhol e inglês). Além disso, a fim de ser o mais acessível possível para o público em geral, a Revista Sur possui uma política editorial que privilegia uma linguagem clara e concisa, livre de jargões técnicos.

• Fonte: A fonte “Garamond”, tamanho 12 e o espaçamento de linha 1,5 cm devem ser usados para o corpo principal do texto.

• Notas de rodapé: Notas de rodapé só devem ser usadas quando necessário. Notas de rodapé devem ser concisas e seguir o formato Chicago para citação de nota completa. O formato “(AUTOR, ano)” não será mais usado. Fonte “Garamond”, tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas.

As contribuições devem incluir:
– Uma breve biografia do/a/s autor/a/s (máximo de 50 palavras, incluir nacionalidade);
– Um resumo (com no máximo de 150 palavras);
– Palavras-chave para a classificação bibliográfica;
– Data na qual o artigo foi escrito.

Não é necessário incluir uma bibliografia no final do texto. As notas de rodapé devem incluir citação completa.

Para frases em latim – inter alia, jus cogens, etc. – usar itálico.
Para mencionar artigos de um instrumento internacional ou normas internacionais, não use a abreviatura “art.” e sim a palavra “artigo”.

Para acessar edições anteriores da revista, clique aqui.

Para eventuais esclarecimentos, entre em contato com a Editora Executiva da Revista Sur, Maryuri Mora Grisales, através do e-mail: contato.sur@conectas.org